![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjomtzoVNERzY4u3faoZc_7PJp_oZPOFqlixtpXl9L6xQ8hHdCdo0QYwDDGrNxttpVqyZqbgKipiqGCu78QWS0dUR1DlVu4xuJ5cNvuy_Qc3Bv3hCcPglEeCgjkee2eEbYvlAsoDWlieLSh/s320/imagem6.jpg)
Translação
A translação da Terra é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.
O movimento demora 365 dias e seis horas a ser realizado, isto é, na verdade, um ano não bissexto tem um défice de 6 horas e 4 minutos em relação ao real movimento de translação. Este défice, ao fim de 4 anos de "acumulação", origina 24 horas (6h*4anos=24h) e é "compensado" com um ano bissexto.
O sentido de translação da Terra é anti-horário se observado do espaço sideral do Norte para o Sul. Se observado do Sul para o Norte este movimento seria horário.
Consquencias do movimento de translação
O movimento de translação do planeta Terra e a inclinação do seu eixo imaginário também têm consequências:
As estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno).
A desigualdade dos dias e das noites (O facto de, em algumas alturas do ano, os dias serem muito grandes, e as noites pequenas, e vice-versa).
Nesta segunda conseqüência do fato dos dias serem maiores que as noites implica no nosso cotidiano na questão do horário de verão que foi criado a fim de racionar energia elétrica.
Fontes; Wikipédia e explicatorium .com
Nenhum comentário:
Postar um comentário